História, Estatutos & Organização

História

O Centro Social Paroquial do Campo Grande é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) que se integra na Pastoral Socio-Caritativa da Igreja fundada a 18 de março de 1988.

Estatutos

(…) O Centro Social Paroquial do Campo Grande, doravante também designado abreviadamente por Centro, e uma pessoa jurídica canónica de natureza publica, sujeita em Direito Canónico de obrigações e de direitos consentâneo com a índole de instituto da lgreja Católica, para desempenhar o múnus indicado nos presentes Estatutos, em ordem ao bem publico eclesial, erecta canonicamente por decreto do Ordinário da Diocese de 5 de Fevereiro de 1987 com Estatutos aprovados por esta autoridade eclesiástica. (…)  ler + 

Organização

Somos uma Instituição Privada de Solidariedade Social que nasceu em 1996 após longos anos de trabalho na comunidade.

Conhecemos o nosso território e as pessoas que nele habitam.

Trabalhamos em parceria com as forças vivas locais para encontrar respostas sociais adequadas a cada situação e, num espírito colaborativo com os residentes e as empresas de Alvalade, bem como da comunidade voluntária que nos apoia.

Mantemo-nos atentos aos sinais dos tempos e às consequências das mudanças na estrutura social. Tentamos ser inovadores no serviço aos que nos procuram e suas famílias, com opção preferencial pelos mais fragilizados e pelos mais pobres.

Princípios & Valores

Temos uma missão de solidariedade e fraternidade. Promovemos o desenvolvimento integral da pessoa, respeitando a sua dignidade, num espírito de comunidade, proximidade e confiança, cuidando preferencialmente dos mais vulneráveis.

Promovemos o desenvolvimento integral da Pessoa, num espírito de comunidade, garantido a sua dignidade e fomentando o Bem Comum, sempre numa opção preferencial pelos mais pobres.

Somos uma instituição de referência, procurando dar respostas adequadas e efectivas às necessidades da comunidade, de acordo com os valores cristãos e em colaboração com a sociedade.

Desenvolvemos acções sociais guiadas pelos nossos valores:

Amor cristão

«Amar alguém é querer o seu bem e trabalhar eficazmente pelo mesmo.» Bento XVI, CV

É um amor que serve incondicionalmente o outro.

Acolhe a todos, sem distinção, e nunca desiste de ninguém apesar das dificuldades, apostando nas pessoas uma e outra vez.

Ética

Assumir um comportamento ético, que respeite a pessoa e a sua identidade, em todas as etapas da nossa intervenção.

Viver uma ética propícia ao ser humano, assente nos valores cristãos.

Solidariedade

«A solidariedade consiste, primariamente, em que todos se sintam responsáveis por todos.» Papa Bento XVI, CV

É a determinação firme e constante, de se empenhar pelo bem de todos e de cada um.

Sentido de missão

É estar orientado para o desenvolvimento de uma relação de confiança, que seja fruto de um verdadeiro compromisso com a comunidade, procurando soluções para as suas necessidades no presente, e lançando bases para a construção de um futuro assente no bem comum.

Proximidade

“As alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias dos homens de hoje, sobretudo dos pobres e dos homens que sofrem, são também as alegrias e as esperanças, as tristezas e as angustias dos discípulos de Cristo.» GS 1

Desenvolver relações próximas, saindo ao encontro dos outros, no lugar onde eles estão e caminhar com eles com ternura.

Cuidar

Cuidar-se e cuidar uns dos outros.

Cuidar da casa comum, construir um mundo diferente, onde ninguém se sinta excluído.

Cuidar tendo em vista a excelência técnica e a humanização.

Relatório & Contas e Relatório de Atividades