Intervenção Comunitária | Atendimento Social

As mudanças e adaptações sociais fazem-se no concreto das vidas das pessoas.
É no seu meio e no enquadramento de cada situação que podemos ser elementos facilitadores de atitudes promotoras de mais vida.
Acolher as pessoas, escutá-las de forma ativa, dar-lhes a conhecer os seus direitos e deveres, traçar com elas uma estratégia e ajudá-las no compromisso assumido é o trabalho do atendimento social.
Por vezes desconhecemos os meios que temos ao nosso alcance para solucionar problemas.
É aí que um aconselhamento pode ser útil.

O que fazemos
  • Apoio Alimentar (parceira com o Banco Alimentar)
  • Roupeiro (organizado pelo Grupo Renovar – voluntários)
  • Apoio Jurídico

 

Horário

Atendimento Social

Com marcação

Contacte

Margarida Ornelas 

assistente social

217 812 480

margarida.ornelas@cspcg.pt

Apoio Jurídico

3ª feira | 11h30-13h00

Marque no Acolhimento

217 812 480

 

BAIRRO DAS MURTAS

Murtas em Rede por um bairro melhor

Murtas em Rede é um projeto desenvolvido na freguesia de Alvalade, pelo Centro Social Paroquial do Campo Grande, no âmbito do Programa municipal BIP-ZIP- Bairros e Zonas de Intervenção Prioritária.

O Centro Social Paroquial do Campo Grande é o promotor do projeto Murtas em Rede – Por um Bairro Melhor, contando com uma rede de parceiros como o Agrupamento de Escolas Rainha D. Leonor, Banco do Bebé, Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa, Centro Cultura e Desporto Judo Clube de Lisboa, Fundação S. João de Deus, Grupo de Moradores, Junta de Freguesia de Alvalade, Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Universidade Católica de Lisboa e conta ainda com dois parceiros informais Gebalis e ColorFoto.

O projeto Murtas em Rede, desenvolvido na freguesia de Alvalade, pretende através de estratégias colaborativas, fomentar um processo de cidadania ativa que envolva moradores e entidades, desenvolvendo uma procura coletiva de soluções, com vista à melhoria da qualidade de vida do bairro e das condições de vida pessoal. Desta forma, o projeto está desenhado em 3 níveis: o bairro, o lote, uma família/um morador, com o intuito de escalar a intervenção de um nível mais individual para um nível de grupo e comunidade, do qual surgem 9 atividades.

Reino da Imaginação

Dirigido para crianças de primeiro ciclo (dos 6 aos 10 anos) é um espaço diário que visa promover o acompanhamento escolar e o desenvolvimento de competências pessoais e sociais, através de atividades de carácter lúdico-pedagógico, com vista à integração social das crianças. O apoio escolar na realização dos trabalhos de casa e a articulação com a Escola e com as famílias, permite construir um trabalho conjunto na melhoria dos resultados escolares das crianças.

Projeto Patrocinado pela Junta de Freguesia de Alvalade.

Clubes de Bairro

Dirige-se aos adolescentes entre os 10 e os 15 anos e visa sobretudo apoiá-los no seu percurso educativo, proporcionando-lhes uma sala de estudo, mas também atividades saudáveis de tempos livres, de forma a prevenir comportamentos de risco.