Intervenção Comunitária | Atendimento Social

As mudanças e adaptações sociais fazem-se no concreto das vidas das pessoas.
É no seu meio e no enquadramento de cada situação que podemos ser elementos facilitadores de atitudes promotoras de mais vida.
Acolher as pessoas, escutá-las de forma ativa, dar-lhes a conhecer os seus direitos e deveres, traçar com elas uma estratégia e ajudá-las no compromisso assumido é o trabalho do atendimento social.
É aí que um aconselhamento pode ser útil.

O QUE FAZEMOS

Reino da Imaginação

Dirigido para crianças de primeiro ciclo (dos 6 aos 10 anos) é um espaço diário que visa promover o acompanhamento escolar e o desenvolvimento de competências pessoais e sociais, através de atividades de carácter lúdico-pedagógico, com vista à integração social das crianças. O apoio escolar na realização dos trabalhos de casa e a articulação com a Escola e com as famílias, permite construir um trabalho conjunto na melhoria dos resultados escolares das crianças.

Projeto Patrocinado pela Junta de Freguesia de Alvalade

Romi Costurando

ROMI é a marca social que nasce do atelier de costura do Projeto Murtas em Rede direccionado para as mulheres da comunidade.

Os produtos são peças únicas, que demonstram através da costura os caminhos percorridos pelo grupo.

Atendimento Social

As mudanças e adaptações sociais fazem-se no concreto das vidas das pessoas.

Por vezes desconhecemos os meios que temos ao nosso alcance para solucionar problemas. Neste atendimento fazemos contactos com outras redes para uma solução duradoura. É aí que um aconselhamento pode ser útil.

Apoio Alimentar (parceria com o Banco Alimentar) – Assistente Social Rita Baptista e Margarida Luís

Em parceria com o Banco Alimentar contra a fome e com o Apoio dos paroquianos da Paróquia do Campo Grande e dos Utentes do CSPCG, distribuímos cabazes para famílias que deles precisem. O apoio pode ser duradouro ou pontual.

Todas as famílias apoiadas residem na Freguesia de Alvalade, e vêm a um Atendimento Social previamente agendado com as Assistentes Sociais.

Roupeiro (organizado pelo Grupo Renovar – voluntários) Paula Brito

A Paróquia do Campo Grande é boa recolectora de roupa e outros bens como livros ou brinquedos. Os voluntários fazem uma triagem do que está em boas condições para ser oferecido e distribuem a quem deles precise.

Este contacto pode ser feito no acolhimento, marcando para o Serviço Social que encaminhará.

Apoio Jurídico – Dra. Ana Cristina Frias

Por vezes há necessidade de consultar um Jurista que nos aponte caminhos legais. A marcação faz-se no Acolhimento.

Atendimento Social

Com marcação