NÚCLEO JUVENTUDE

ESPAÇO BOOMERANG

Quem somos

O Espaço Boomerang do Centro Social Paroquial do Campo Grande tem como finalidade contribuir para o bem-estar de cada jovem, entendido como a realização do seu potencial através do desenvolvimento físico, emocional, mental e espiritual, em relação a si próprio, aos outros e ao mundo que o rodeia. Numa idade onde a construção da identidade pessoal é um dos focos mais importantes, pretende-se sensibilizar os jovens para a importância de conhecer-se a si mesmos, às suas capacidades, talentos, aptidões, mas também às suas limitações, dificuldades, aceitando-se como são, mas trabalhando-se para o tipo de pessoa que querem ser, numa consciência critica do que vivem e do mundo à sua volta.

Horário de Funcionamento

  • Turno da manhã – 9h às 12h
  • Turno da tarde – 14h às 18:30

ACADEMIA CAMPO GRANDE

Em setembro, antes do tempo lectivo começar.

Atividades de Formação

Pessoal e Social

 

  • O programa apresenta estratégias, muitas vezes lúdicas, para desenvolver comportamentos assertivos, para fortalecer o sentido de pertença a um grupo, para ajudar a desenvolver atitudes livres e saudáveis

Atividades de Tempos Livres

As Atividades de Tempos Livres são desenvolvidas semanalmente e pretende-se que de forma criativa e dinâmica, o grupo trabalhe, se expresse e se comprometa em tarefas comuns. Devem ser um auxílio no desenvolvimento da cooperação, sensibilidade, confiança e interdependência.

Orientação Escolar e Vocacional

O espaço do estudo será fomentado como uma estratégia de concretização do projeto de vida. Acreditamos que o desenvolvimento de competências é o que permitirá um processo de aprendizagem saudável. Assim, pretende-se realizar os trabalhos de casa, mas sobretudo transmitir metodologias de organização e acompanhamento ao estudo através da gestão de objetivos. Neste espaço e tempo pretende-se criar um ambiente saudável e promotor da concentração e do estudo, através:

  • A Sala de Estudo
  • Os Grupos de Estudo
  • Os Apoios Individuais

Atividades

A estrutura mensal de atividades engloba:

  • Um espaço de estudo
  • Um espaço para actividades semi-estruturadas, que pretendem promover a comunicação inter-pessoal, criação de relação e o sentimento de pertença;
  • Um espaço para a realização das actividades estruturadas, que pretendem reforçar a aprendizagem cooperativa e a formação pessoal e social.