CAF – 1º Ciclo

Enquadramento

As atividades da Componente de Apoio à Família (CAF) do Centro Social Paroquial do Campo Grande são desenvolvidas em parceria com o  Agrupamento de Escolas Rainha Dona Leonor e a Câmara Municipal de Lisboa.

Privilegiamos um ambiente acolhedor, estimulante e desafiador, através de atividades semiestruturadas adequadas às idades e características de cada criança, tendo sempre como referência a identidade social, afetiva e cultural de cada uma delas.

Finalidade

A CAF, tem como finalidade o desenvolvimento integral de cada criança no reconhecimento da sua individualidade, na interação com o outro e o mundo, permitindo à criança potencializar um conjunto de aquisições, ajudando-a a vivenciar e a ultrapassar, de uma forma lúdica e pedagógica, as mudanças que ocorrem durante a idade escolar. As atividades são dinamizadas esperando que a diversão e o conhecimento se complementem de forma coerente e equilibrada.

Neste período, as crianças circulam por diversos ateliers de expressão, fazendo uso de todos os recursos e instalações disponíveis na escola.

Funcionamento

O funcionamento da CAF assenta numa metodologia centrada na criança, valorizando o trabalho de grupo, respeitando e estimulando a partilha individual. Queremos que este seja o tempo e o espaço da criança. Assim e a partir dos interesses que as crianças demonstraram no ano letivo anterior organizam-se ateliers de forma a que as crianças possam brincar livremente e construir laços entre elas, como por exemplo: jogos cooperativos, atividades plásticas, expressão corporal, dança criativa, escrita criativa, entre outros. Existem um conjunto de atividades que são promovidas em conjunto, aproveitando dias temáticos como o Dia da Paz, o Dia do Animal, o Natal, o Dia da Criança, da Família, entre outros.

No período de acolhimento, são dinamizadas, diariamente, pequenas atividades semiestruturadas permitindo assegurar a ocupação dos tempos não letivos da criança, num espaço protegido, proporcionando às mesmas bem-estar e tranquilidade antes de iniciarem a atividade escolar. As crianças têm à sua disposição jogos de mesa, puzzles, livros, desenhos e brincadeira livre orientada. Privilegiamos também as atividades ao ar livre, sempre que as condições climatéricas o permitem.

Podem ainda inscrever-se nas Escolinhas.

A CAF assegurará as pausas letivas funcionando com horário alargado, (08h-19h, consoante o horário de inscrição) com objetivos lúdico-pedagógicos, mediante inscrição e pagamento das mesmas (início de Setembro, Natal, Carnaval, Páscoa e Verão).

A CAF encontra-se encerrada no mês de Agosto, véspera de natal, quinta-feira santa e nos dias de pausa letiva em que o número de inscritos não seja suficiente para o funcionamento.

Inscrição (passos necessários)

  • Descarregar formulário
    • preencher
    • enviar: inscricao.escola@cspcg.pt
    • juntar documentos (indicados no formulário de inscrição)

Mensalidades

As mensalidades do Horário Normal são:

– Escalão C do SASE: 30,00 EUR

– Escalão B do SASE: 20,00 EUR

– Escalão A do SASE: 7,00 EUR

As mensalidades do Horário de Acolhimento são:

– Escalão C do SASE: 15,00 EUR

– Escalão B do SASE: 10,00 EUR

– Escalão A do SASE: 5,00 EUR